PROFESSOR SUBSTITUTO - FORTALEZA – GEOGRAFIA/2016
Apostila elaborada por professores de cursinhos preparatórios especializados nas respectivas áreas. Obra em volume único com 350 páginas e mais de 500 exercícios gabaritados e organizados por assunto.
Previsão de envio: Disponível
ATENÇÃO!!! A editora DIN.CE não se responsabiliza pelos dados cadastrais(endereço) incorretos fornecidos pelos clientes. Havendo erro o cliente pagará novo frete.
Editora DINCE/2016. Compromisso e responsabilidade para com o candidato.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
CONHECIMENTOS BÁSICOS
LÍNGUA PORTUGUESA (TODAS AS ÁREAS, EXCETO LÍNGUA PORTUGUESA), prof. Augusto Sá – 118p
1. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua
2. Ortografia oficial
3. Acentuação gráfica
4. Flexão nominal e verbal
5. Emprego das classes de palavras
6. Pronome: emprego, formas de tratamento e colocação
. Verbos: conjugação e vozes, regulares, irregulares e impessoais
8. Concordância verbal
9. Crase
10. Pontuação
11. Sintaxe da oração e do período
12. Regência nominal e verbal
13. Semântica
14. Interpretação de texto
DIDÁTICA (TODAS AS ÁREAS), prof. Alex Costa – 100p
1. Diferentes concepções de Educação e Didática
1.1. As diferentes concepções de Educação
1.2. A importância da educação como processo de mudança
1.3. Origem e concepção de Didática
1.4. A Didática e a formação do profissional da educação
2. Contexto da Instituição Escolar
2.1. Escola: local de trabalho docente e processo de ensino
2.2. Conceituação de ensino-aprendizagem
2.3. A formação do professor na sociedade
2.4. Profissão docente: compromisso e ética
2.5. O aluno: sua dimensão cognitiva, socioeconômica, afetiva e cultural
2.6. O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem
3. Revendo o espaço da sala de aula (espaço de “interações”)
3.1. Diferentes concepções sobre Ensinar e Aprender
3.2. Trabalhando com Projetos
3.3. O professor e a utilização das novas tecnologias educativas
3.4. Gestão do espaço e do tempo na escola
3.5. Relações professor/ aluno na sala de aula (inclusive aspectos étnico–raciais)
3.6. Organização Curricular da Escola
3.7. O planejamento como instrumento de ação educativa
3.8. Um plano de aula e seus componentes
3.9. A utilização de jogos como ferramenta de trabalho pedagógico
3.10. Construção da Autonomia do aluno
3.11. A avaliação como processo de construção do conhecimento
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
3. GEOGRAFIA, prof. Alex Costa – 50p
1. Princípios teóricos e metodológicos do ensino da Geografia. Categorias básicas de análise: espaço e tempo, lugar, natureza, paisagem, escala, sociedade e cultura.
2. Cartografia: localização, orientação, direção, distância e proporção geográfica. Leitura, interpretação e representação do espaço: plantas e mapas simples.
3. Processos constituintes do espaço físico e a apropriação da natureza pelo trabalho social.
. Compreensão das relações entre sociedade e natureza na produção das diferentes paisagens urbanas e rurais.
5. Tecnologia e meio ambiente: preservação da natureza e ética socioambiental.
6. Geografia de Fortaleza: aspectos naturais da paisagem; modo de vida urbano e rural e a relação cidadecampo; aspectos sócio - culturais na produção do espaço da cidade: bairros históricos e modernos, os conjuntos habitacionais, feiras de bairros, entre outros.
7. Geografia do Ceará: paisagens naturais: litoral, serra e sertão; a produção do espaço e a rede urbana cearense; população, cultura, modos de vida e migração.
|